A minha experiência de estágio

Eu já tive um estágio de 2 meses, e vou vos contar como foi comigo. 
Estagiar pode ser assustador, não vos vou mentir, eu estava cheia de medo do primeiro dia e nem sequer consegui dormir nessa noite. Estava completamente nervosa e assustada sobre como seria aquilo lá dentro, como as pessoas me iriam tratar, como as crianças me iriam acolher.

Estagiei num infantário, uma turma de 25 crianças em que  14 eram meninas e 11 eram meninos. 
Foi difícil, no entanto, conseguir arranjar lugar no meio de tantas crianças, conseguir impor-me diante deles e integrar-me nas atividades do dia a dia. Ganhar a sua confiança foi fácil, eram crianças doas 4 aos 6 anos que me acolheram lindamente.

Todas aquelas pessoas me trataram tão bem naquela instituição que no dia de me ir embora, chorei o dia inteiro cada vez que ia a casa de banho ou estava sozinha.

Foi ótimo participar nas atividades que eles faziam, desfilar com eles no Carnaval, ajuda-los a resolver exercícios, ouvir as histórias que eles tinham para contar. Mas sempre tive imenso apoio da minha tutora, da auxiliar da minha sala e de todos os trabalhadores daquela creche, elas foram sem dúvida impecáveis comigo e não poderia ter pedido melhor, aliás, tenho de lhes agradecer imenso pela forma como me acolheram na minha primeira formação em contexto de trabalho (fct)/estágio porque provavelmente se tivesse tido outro tipo de pessoas ao meu lado, não teria conseguido.

Mas a quem eu mais tenho de agradecer, são aquelas 25 crianças que me acolheram, que me abraçaram e me integraram no seu pequeno grupo cheio de alegria e inocência. Houve dias complicados, eram crianças irrequietas, mas senti-me sempre tão bem em volta deles que ganharam um lugar muito especial na minha vida e no meu coração, amei cada um deles, cada pedacinho das suas diferenças. Ainda hoje tenho a foto de turma deles na parede do meu quarto.

Mas nem tudo foi fácil. Todos os dias tinha de escrever, à hora de almoço as atividades que realizava-mos nesse mesmo dia para depois não me faltar nada no relatório. Tive de fazer um extenso relatório, uma apresentação em power-point e decorá-la para a apresentar a 3 turmas, sozinha, em cima de um palco. 

Foi assustador, e sinceramente, pensei mesmo que não iria conseguir. Mas é bem mais fácil do que pensei, tendo em conta de que estamos a falar de algo que sabemos, porque o fizemos.

Atenção, nem todos os estágios podem correr tão bem e ter um ambiente tão agradável como o meu. No entanto, vocês precisam sempre de fazer a vossa parte e fazer o suficiente para terem uma nota positiva e conseguirem mostrar o vosso esforço e trabalho.

 



Esta foi a minha experiência, se já tiveram alguma, deixem-na nos comentários ou mandem-nos mensagem para o instagram que vamos adorar saber!

Com amor, Bibs.

Sigam-nos no instagram: baudecristal2017

Comentários