Conversa de quarto: gravides da adolescência

Pois é, o tema que escolhemos para este mês é algo que envolve coisas um pouco mais sérias.. algo que parece ser moda agora, como se de um tipo de camisolas estivesse-mos a falar.

Mas é algo bem mais complexo, algo que requer muito mais responsabilidade, estabilidade financeira, uma certa maturidade... estamos a falar de um bebé!



Estamos a falar de mais uma vida que vai estar, literalmente, nas vossas mãos... vocês conseguem perceber o peso que isso têm? É uma vida que está dependente da vossa.

Existem montes de métodos contracetivos, não hajam apenas sem pensar nas consequências que isso pode trazer, não só para a vossa vida, como para a vida de quem está à  vossa volta.

E não é culpa apenas de um, porque se os dois o que querem as consequências serão dos dois, e não apenas de um.

Tenham algum tipo de responsabilidade quando se envolvem sexualmente com alguém, seja um caso de uma noite, uma curte de longa data ou o vossos namorado, não engravidem por irresponsabilidade , porque podem mudar completamente o rumo da vossa vida para algo que vocês não queriam.



Primeiro, não vão ser vocês a sustentar essa criança, serão os vossos pais, ou as pessoas com quem vocês vivem porque não têm uma vida financeira para se sustentarem a vocês mesmo, quanto mais uma criança. Porque não é apenas fazê-la e tê-la, existe todo um processo depois disso. É preciso abdicar de saídas a toda a hora, é preciso ir recorrente mente a consultas e estar atenta para ver se está sempre tudo bem. É preciso gastar dinheiro em fraldas e pomadas e em roupa porque crescem muito depressa. É preciso ter paciência para birras, para noites arruinadas e para ter a casa constantemente suja de comer e com brinquedos espalhados por todo o lado.

Um bebé não é só um bebé, com ele vêm todo um pacote de coisas que a esmagadora maioria dos adolescentes não têm capacidade de abraçar. Quase nenhum têm, é raríssimo.

E tens de pensar que podes não ter o apoio dos teus pais, familiares e do teu namorado... o teu namorado pode não estar preparado e deixar-te. Os teus pais podem não aceitar, a tua família pode não aceitar! 



Poderás ter até de largar a escola, reduzir o número de vezes que sais com os teus amigos... ou então fazes tudo isso e quem vai realmente ser a mãe do teu filho? 



Quem te sustenta é que vai ter de o educar, cuidar e dar amor a uma criança que tu fizeste, apenas porque não queres largar a vida que tinhas antes de ser mãe.


Ser apenas mãe não é apenas ter esse título, é algo muito maior.

Não te metas em algo que não estás preparada apenas porque na altura não pensas-te que isso poderia acontecer. Porque não acontece apenas aos outros.

Então têm cuidado, evita um aborto, evita que as condições financeiras fiquem difíceis, evita teres de mudar toda a tua vida ou evita não seres tu a mãe do teu bebé porque não estás pronta.

Seja o que for, evita-o, porque depois de o pores cá fora já não o podes mandar para dentro.

Ser mãe é um trabalho a tempo inteiro, nada de pausas... não te candidates se não tens o currículo para tal.


Com amor, Bibs.

Sigam-nos no instagram: baudecristal2017

Comentários