Aventura: 10 sitios abandonados em portugal

É verdade que o nosso país têm sítios lindos, pontos turísticos com monumentos ou praias maravilhosas, mas e que tal visitar algo diferente?
A beleza está espalhada também por sítios esquecidos, abandonados. Há uma beleza quase delicada na melancolia de um lugar que deve ter montes de memórias para contar, mas que foi simplesmente deixado para trás.
Por isso nós queremos dar um voto de confiança a esses lugares perdidos no tempo, na história... ora conhece 10 lugares abandonados em Portugal, e talvez, partas à descoberta:



 Foi mandado construir por Manuel Martins Gomes Júnior, conhecido como o Rei do Lixo. Há quem diga que ele o construiu com o objetivo de avistar a propriedade que tinha em alcácer do sal. 





 É apenas um dos 19 sanatórios existentes no Caramulo, foi a primeira vila a dispor de saneamento básico e eletricidade. Este sanatório, e os outros, nasceram com o objetivo de tratar os doentes com tuberculose. 



Foi mandado construir em 1915, no entanto as obras arrastaram-se durante vários amor e o teve castelo teve vários proprietários.




Esta casa pertenceu a Aristides de Sousa Mendes, um diplomata português que durante a 2ª Guerra Mundial salvou mais de 30.000 pessoas da perseguição Nazi, sendo assim a maior ação de salvamento feito por uma pessoa individualmente. 


Este foi o primeiro hotel de 5 estrelas da ilha açoriana, chegou a empregar cerca de 100 pessoas, e apesar da sua grandiosidade, sendo aberto em 1989 durou apenas 2 anos. Hoje restam apenas as suas ruinas.


Este palácio encontra-se à vendo, tendo num entanto um estado de deterioração bastante avançado.


A Casa do Professor, em Oliveira de Azeméis teve como seu primeiro proprietário Doutor Aguiar, tendo vários outros depois disso e encontrando-se completamente degradada. O seu estilo de arquitetura era romantico.


Foi um dos primeiros da ordem dos Frades Menores a ser construídos. É um pouco dificíl de encontrar, por estar colocado entre vegetação, mas é aberto a qualquer pessoa que o queria visitar. 


Foi mandado construir por D. Afonso Henriques em 1175, em homenagem a Virgem Maria  devido a um suposto milagre ocorrido perto da capela de Nossa Senhora de Seiça. 


Segundo a lenda, Don Rodrigo, terá curado a sua filha de uma rara e grave doença de pele, usando as águas radioactivas neste lugar. 


Este são os lugares que temos para te apresentar, que tal pegares num grupo de amigos e ires explorar um deles?

Com amor, Bibs.
Sigam-nos no instagram: baudecristal2017




Comentários